Novos tempos, novo cérebro!

Em cinco anos como professor alguns episódios me marcaram. Um deles ocorreu em 2012, quando me vi obrigado a aplicar um teste para alunos do sexto ano (então chamado de quinta série) que não estava previsto no calendário escolar. Isto me causou certo desapontamento, porém muito maior entre os estudantes. Sendo eu professor de educação física, os alunos esperam ir para uma quadra esportiva quando me veem. Mas lá estava eu lendo para a turma uma série de regras escritas no caderno de provas. Ao terminar perguntei:

- Alguma dúvida turma?

Eis que se levanta um dos garotos mais agitados do colégio, daqueles que muitos professores têm dificuldades de lidar e responde:

- Professor, o senhor está se esquecendo de uma coisa!

- Claro que não! Já li as instruções e vamos começar o teste! – retruquei.

- Está esquecendo sim, professor. O senhor esqueceu-se de fazer a Ioga do Supercérebro com a turma!
Neste momento senti um misto de vergonha e orgulho. Mas o leitor deve está se perguntando: “O que é Ioga do Supercérebro?” Pois bem, vamos esclarecer!

A Ioga da Supercérebro foi apresentada ao mundo no ano de 2002. Esta técnica é fruto de uma intensa pesquisa que uniu os conhecimentos tradicionais da Índia e China com a ciência moderna. Mais detalhes podem ser encontrados no livro de autoria do Mestre Choa Kok Sui, moderno fundador da Cura Prânica.

Sua aplicação é muito simples e versátil.  Por meio da estimulação  de pontos específicos nas orelhas, somada a um simples exercício de agachamento, o cérebro do praticante é estimulado. O resultado é um aumento da concentração, memória, raciocínio lógico e outras qualidades associadas ao rendimento intelectual.

Em um estudo piloto realizado no estado americano de Nova Jersey, foi observado uma notável melhora dos aspectos intelectuais e emocionais em crianças entre 5 e 9 anos. Elas eram portadoras de distúrbios como síndrome de Down, transtorno psicótico depressivo, autismo, epilepsia, retardo mental e, o cada vez mais em voga, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Aqui voltamos para o nosso amiguinho do começo da história. Ele é mais um que engrossa as fileiras de diagnosticados com TDAH. Em minhas aulas sempre observei sua dificuldade de manter-se focado, seus gestos impulsivos e sua inquietação. Mas também me impressionava com suas respostas autênticas e geniais.

Seu caso, e muitos outros que convivo, me motivaram a incluir a Ioga do Supercérebro na rotina de exercício que ensino às crianças. Como toda novidade, enfrentei alguma resistência, mas logo surgiram resultados motivadores e retornos positivos como o deste aluno. Por si só, ele percebeu que a Ioga do Supercérebro o conecta com a paz necessária para os desafios da vida escolar. Ele possui mais um aliado no tratamento da hiperatividade.

Agora vamos pensar em uma escala diferente. Alunos que conseguem canalizar suas energias e criatividade tornam a sala de aula um ambiente entusiasmante. Temos então professores mais motivados e menos sujeitos aos males de uma rotina estressante. Alunos e professores felizes serão a base de uma comunidade mais harmônica. Como professor eu vejo que a técnica lapidada pelo Mestre Choa Kok Sui é uma das sementes para a educação do futuro!

Vivemos em um tempo que nos submerge em um mar vasto de informações e estímulos. Não são apenas as crianças em idade escolar que se beneficiam da Ioga do Supercérebro, mas todos nós! O executivo que quer fechar um negócio, um meditador que quer aumentar sua conexão espiritual ou alguém que simplesmente não quer mais perder a chave do carro toda vez que sai de casa. Todos podem ter acesso a esta bússola de navegação no mundo moderno. Visite o Instituto Prana e conheça mais sobre essa e outras técnicas!

Tiago Marques, professor de educação física e instrutor de Cura Prânica

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